SOBRE A SUBARU
EXCLUSIVIDADE, PERFORMANCE E ALTA TECNOLOGIA.
A tradição, a performance e a durabilidade de um Subaru que você já conheceu ou ouviu falar. Conheça mais sobre a história desta marca com mais de 60 anos de tradição em alta tecnologia mecânica.
60 ANOS DE TRADIÇÃO
EM TODAS AS CURVAS
1953
FHI, Fuji Heavy Industries Ltd.
Em 1953 a Fuji Heavy Industries Ltd. foi criada como uma empresa de fabricação, venda e manutenção de aeronaves através de investimentos de cinco empresas: Fuji Kogyo, Fuji Jidosha, Omiya Fuji Kogyo, Utsunomiya Sharyo e Tokyo Fuji Sangyo. Dois anos depois, estes 5 investidores se fundiram com a FHI e embarcaram em atividades comerciais em larga escala da FHI que conhecemos hoje.
1954
Protótipo P-1 (Subaru 1500)
O P-1, chamado Subaru 1500 no ano seguinte, usou a primeira carroceria monobloco fabricada no Japão. Esse carro fornecia excelente conforto de condução e estabilidade de direção, com sua suspensão independente do tipo braços sobrepostos na dianteira e suspensão de eixo rígido com feixe de molas na traseira.
1957
Protótipo K-10 (Subaru 360)
Os maiores problemas presentes no protótipo K-10 incluíam: fabricação de uma carroceria mais leve, facilitação de produção, espaço interior suficiente para acomodar quatro adultos, conforto de condução e desenvolvimento de um motor mais leve, com mais energia e de maior durabilidade. Além do monobloco aliviado, a cabeça de cada rebite era reduzida para economizar peso - tecnologia usada anteriormente em aeronaves.
1958
Subaru 360
Em 3 de março de 1958 foi lançado o Subaru 360. Com suas raízes na fabricação de aeronaves, a Subaru assumiu o desafio de construir um carro pequeno e acessível que pudesse ter bom desempenho, e o microcarro Subaru 360 se tornou um marco na história da indústria automobilística japonesa. Apelidado de Ladybird devido a seu formato distinto, o Subaru 360 foi muito popular por mais de uma década antes de finalmente deixar de ser produzido em maio de 1970.
1961
Subaru Sambar (1º geração)
Em fevereiro de 1961, foi lançado o Subaru Sambar, uma caminhonete baseada no Subaru 360. Comparada a outras mini caminhonetes, a Subaru Sambar tinha a cabine mais baixa e a plataforma de base mais espaçosa. Em setembro de 1961 a Sambar Light Van foi lançada como veículo comercial e também em versão passeio consolidando a Subaru como fabricante de veículos leves de passeio.
1964
Pista de Teste
Conclusão da construção da pista de teste na Planta de Gunma, de 1,6 km de extensão era localizado na cidade de Ota, distrito de Gunma, Japão.
1966
Subaru Sambar (2ª geração)
Lançado em 1966 e apelidado de “Novo Sambar.” Apresentava uma nova grade frontal, design externo reformulado e também disponível com caixa de câmbio variável opcional oferecendo 6 marchas para frente e 2 para trás.
1966
Subaru 1000
Lançado em maio de 1966 como o primeiro carro de passeio compacto da FHI movido por motor boxer, o Subaru 1000 ofereceu estabilidade e interior confortável, bem como características técnicas como tração dianteira e volante de pivô central. Um design excepcional, “próprio de um modelo de 1.500 cc”, combinado com inúmeras funções proprietárias oriundas do histórico aeronáutico da FHI. Os freios internos e sistema de suspensão independente nas quatro rodas ajudaram a reduzir o peso do carro.
1969
Subaru R-2
Substituindo o Subaru 360, o Subaru R-2 foi introduzido em agosto de 1969. Com bom desempenho e projetado para a "era da via expressa" em que o Japão estava entrando, seu excelente equilíbrio significava que o R-2 podia ser conduzido com facilidade também em vias acidentadas. Com um estilo refinado e interior espaçoso que poderia acomodar quatro pessoas facilmente, o R-2 era um tributo aos engenheiros da Subaru que construíram em sua experiência com o Subaru 360.
1971
Subaru Leone
O Subaru Leone estreou em junho de 1971, seguido pela perua Leone 4WD em setembro de 1972. Até então, tração nas 4 rodas era limitada ao uso off-road, porém a Subaru quebrou esta tradição inserindo o sistema em um modelo de passeio. Quando lançado, a demanda veio principalmente do uso comercial em áreas nevadas e montanhosas. Assim, o carro foi altamente elogiado mundo afora por sua inovação, e sua popularidade foi tanta que se tornou o carro de passeio 4WD mais vendido.
1972
Subaru Rex
O Subaru Rex foi lançado como sucessor do R-2 em julho de 1972. O Rex foi um sucesso graças à imagem jovial e dinâmica que seu estilo dava, bem como as características tradicionais de minicarros da Subaru, incluindo manuseio superior, estabilidade de direção, conforto de condução, e economia de combustível.
1973
Subaru Sambar (3ª geração)
O novo modelo trocou um motor refrigerado a ar por um refrigerado a água. O "Custom L" mostrou um limpador de pára-brisa operado eletronicamente pela primeira vez. A lanterna traseira única foi trocada por lanternas indicadoras traseiras que eram independentes das lanternas de freio.
1977
Subaru BRAT
O Subaru BRAT, sigla para Bi-Drive Recreational All-Terrain Transporter, foi lançado em agosto de 1977 como um veículo recreativo, projetado para o mercado norte-americano. Baseado no Leone 4WD, tinha uma cabine com dois assentos, além de outros dois montados na caçamba traseira, virados para trás.
1979
Subaru Leone (2ª geração)
Uma carroceria maior e motor de 1.800cc deram ao carro um design condizente com um carro de passeio de classe média. Para melhor condução em vias acidentadas, o modelo 1.8L 4WD veio equipado com um sistema de caixa de câmbio com reduzida, apelidada de Dual Range. Acoplada à transmissão manual de 4 velocidades, oferecia oito marchas para frente e duas para trás.
1981
Subaru Rex (2ª geração)
A plataforma de tração e motor traseiros, que foram alicerces para o Subaru 360, foram trocados para um motor e tração dianteiros. Esta jogada ajudou a superar questões relacionadas ao espaço interior, promovendo uma distância entre eixos mais ampla e a maior carroceria da época na classe de minicarros. O nome Rex Combi foi dado ao modelo com uma carroceria de van leve que era popular na época.
1982
Subaru Sambar (4ª geração)
Lançado em setembro de 1982. O “Sambar Try” foi lançado como modelo de minivan, e enquanto o sistema de suspensão independente nas 4 rodas permaneceu o mesmo, a configuração em modelos 4WD do Sambar 4ª geração foram trocados para um sistema Mcpherson (Braços semi-arrastados continuaram a ser usados para modelos 2WD). Pneus de 10” eram usados para todos os modelos 2WD, e pneus de 12" para todos os modelos 4WD, junto com uma caixa de câmbio com reduzida.
1983
Subaru Domingo (1ª geração)
O Subaru Domingo de primeira geração estreou em outubro de 1983. Este modelo não apenas acomodava sete passageiros em uma carroceria compacta, mas também oferecia uma variedade de distribuição de passageiros graças aos primeiros assentos giratórios e dobráveis do Japão.
1984
Subaru ECVT
O desenvolvimento da primeira Transmissão Variável Eletrocontínua do mundo (ECVT) foi anunciado. O ECVT empregou um mecanismo simples mas eficaz usando uma correia de aço especial e um par de polias feitos por Van Doorne's Transmissie B.V., dos Países Baixos. O ECVT permitia que o motorista controlasse a velocidade do carro sem o uso de engrenagens complexas. Esta configuração permitiu que o veículo mudasse as velocidades automaticamente para a marcha mais apropriada.
1984
Subaru Justy (1ª geração)
O Subaru Justy foi lançado em fevereiro de 1984. Em 1987, o Justy foi equipado com um sistema de transmissão automática avançado: a primeira transmissão variável eletrocontinua do mundo, chamada Subaru ECVT.
1984
Subaru Leone (3ª geração)
Com uma carroceria maior e um design baseado em linhas planas e retas, a superfície alinhada do Leone 3ª geração oferecia aerodinâmica excelente, com Cx de 0,35. A caixa de câmbio manual de 5 marchas novamente apresentou tecnologia “Dual Range”, dando ao motorista 10 velocidades diferentes. O topo-de-linha GT apresentava um sistema de suspensão a ar e também vinha com controle de altura.
1985
Subaru XT (Alcyone)
O Subaru XT (Alcyone) foi revelado no Detroit Auto Show em janeiro de 1985, para lançamento em junho do mesmo ano. Este foi o primeiro modelo da FHI a ser lançado em um mercado estrangeiro antes que no Japão.
1985
Subaru Alcyone
O Subaru Alcyone foi batizado com o nome da estrela mais brilhante nas Plêiades, a constelação de estrelas chamada Subaru em japonês. Este modelo foi lançado nos EUA como Subaru XT em fevereiro de 1985 e como o Alcyone no Japão em junho. A marca do modelo é seu design, projetado para evocar a imagem da aerodinâmica de um falcão ou águia. Seu formato em cunha e as curvas completamente arredondadas permitiram que este modelo atingisse o mais baixo Coeficiente Aerodinâmico do mundo, de 0,29.
1986
Subaru Rex (3ª geração)
Um motor de 3 válvulas por cilindro foi desenvolvido para a linha esportiva, e a van "Combi" ganhou o nome de “VIKI.” Grandes mudanças à estrutura deram origem ao espaço interior ainda maior que modelos no passado. A caixa de câmbio também foi melhorada da embreagem automática em modelos anteriores, para um sistema totalmente automático de 2 velocidades, utilizando conversor de torque.
1988
STI, Subaru Tecnica International Inc.
Subaru Tecnica International Inc. fundada. Fundada como subsidiária para assumir atividades de competição, incluindo o Campeonato FIA World Rally - WRC, e o desenvolvimento e venda de peças de alto desempenho especialmente projetadas.
1988
Subaru 1235 Boxer-12
O motor Subaru 1235, desenvolvido e construído pela Motori Moderni para o programa de Fórmula 1 da Subaru, foi concluído. Com 3.5L, apresentava uma rotação máxima de 13.000 rpm e potência máxima de mais de 600 hp, com peso seco de 159 kg.
1989
Série Legacy lançada
Lançado em fevereiro de 1989, a Subaru deu seu primeiro passo no mercado automobilístico de motores 2.0L com o Subaru Legacy. O Legacy possuía as tecnologias tradicionais da marca mas ainda era um design completamente novo, incorporando desempenho de alta qualidade. A linha consistia em um Sedan de 4 portas e uma Perua, com esta instigando um grande crescimento de Peruas no Japão.
1989
Subaru Legacy estabelece novo recorde
Em 1989, de 2 a 21 de janeiro, o Legacy primeira geração estabeleceu um novo recorde de velocidade em um percurso de 100.000 quilômetros no Centro de Teste do Arizona, localizado na periferia de Phoenix, AZ. A distância de 100.000 quilômetros foi percorrida em 447 horas, 44 minutos e 9,887 segundos, com uma velocidade média de 223,345 km/h, assim estabelecendo um novo recorde de mundial de velocidade. *Em vigor até o fim de abril de 2005.
1989
Centro de Pesquisa e Testes Subaru.
O Centro de Pesquisa e Testes da Subaru, uma instalação para o desenvolvimento de tecnologias avançadas, concluiu a construção dos seus circuitos de alta velocidade.
1990
Motor Subaru MM licenciado para equipe italiana de Fórmula-1 Coloni.
O motor Subaru 1235, licenciado para a equipe italiana de Fórmula 1 Coloni estreou no Grande Prêmio dos Estados Unidos.
1990
Subaru Sambar (5ª geração)
Lançado em março de 1990, a 5ª geração do Subaru Sambar era movido pelo motor em linha EN07 de 4 cilindros e 660 cc, projetado para adequar-se aos novos regulamentos japoneses. Passou a ser equipado com freios a disco ventilados e sistema de suspensão Macpherson. As transmissões incluíam uma manual de 5 velocidades com Dual Range, bem como ECVT como opcional. Modelos 4WD vinham em duas variações, 4WD part-time e full-time.
1991
Subaru SVX
Substituindo o Alcyone, o Subaru SVX veio ao mercado nos Estados Unidos em julho de 1991 e no Japão em setembro. Este modelo foi desenvolvido como Coupe de luxo de alto desempenho, que poderia ser utilizado em qualquer estrada. Ele foi projetado para ter uma imagem dinâmica, com elementos de design como a cabine inteiriça em vidro e janelas recortadas.
1992
Subaru Impreza
O Subaru Impreza foi lançado em novembro de 1992. Com uma carroceria mais compacta que o Legacy, esta linha apresentava curvas esportivas, e resultou em duas versões: Sedan e Sport Wagon. O motor, suspensão, sistema AWD, e estrutura do Impreza seguiram as do Legacy. O alto desempenho e sentimento de qualidade foram ainda mais aprimorados. O maravilhoso desempenho fornecido pelo motor turbo e a novidade que a Sport Wagon trouxe à categoria significavam uma boa percepção de mercado.
1992
Subaru Vivio
Lançado em março de 1992, o exterior do Vivio apresentava traços acentuados, e um painel interior que retinha seus traços ondulados. As cores externas também foram diferenciadas partindo de cores sólidas para tons lustrosos e finalizações metálicas ou mica para aumentar a sensação de qualidade. O Vivio apresentou a primeira nova carroceria da Subaru a adequar-se a mudanças de regulamentos para minicarros em 1990, e seu centro de gravidade baixo ajudou a melhorar sua estabilidade.
1993
Subaru Legacy estabelece novo recorde
O Subaru Legacy Touring Wagon GT estabeleceu o recorde mundial de velocidade para Peruas. O recorde de velocidade máxima de 249,981 km/h em 1 km, realizado em Bonneville, UT, foi oficialmente reconhecido pela FIA e pelo Automobile Competition Committee nos EUA (ACCUS).
1993
Subaru Outback
O Outback foi desenvolvido otimizando o equilíbrio da esportividade, dirigibilidade e espaço interior, combinado com um pacote para praticidade excepcional. Foi dado ao modelo uma distância ao solo de 200 mm também para garantir maior versatilidade off-road. Um exterior premium, mas também robusto foi projetado exclusivamente. Amortecedores, faróis de neblina grandes com para-lamas, pneus All-Terrain de diâmetro grande, carroceria de 2 tons e protetores laterais superdimensionados
1993
Subaru Legacy (2ª geração)
Oferecendo desempenho e espaço interior à altura de modelos mais premium, o Sedan possuía um visual mais agressivo e a Station Wagon foi projetada com janelas que se estendiam da lateral à traseira, e apresentava um perfil de teto escalonado, que eram elementos de design comuns e evidentes na geração anterior. O formato trapezoidal da grade dianteira também foi implementado.
1994
Subaru completa temporada do WRC
O primeiro ano em que a Subaru participou de todas as etapas do WRC realizadas ao longo do ano, terminando em 2º lugar (e a maior realização para FHI) no Mundial de Fabricantes (com o piloto Carlos Sainz).
1994
Subaru Domingo (2ª geração)
Uma versão totalmente renovada foi lançada em 1994. A estrutura da carroceria era uma parte dianteira e traseira alargada, com uma estrutura em formato de Y usada na frente para garantir a segurança durante uma colisão frontal. A alimentação de combustível para o motor se tornou EMPi, e a transmissão ECVT adicionada como opcional à manual. 4WD full-time com acoplamento viscoso para se adequar ao ECVT, assim melhorando sua capacidade.
1995
Justy apresentado ao mercado europeu
O Justy estreou novamente com uma reestilização completa, disponível apenas no mercado europeu nas versões de 3 e 5-portas.
1996
Subaru Forester estabelece novo recorde
A Subaru Forester conquitou o Troféu Hulman* por estabelecer o recorde de velocidade - 24 horas - no Indianapolis Motor Speedway com uma velocidade média de 180,082 km/h. *Troféu Hulman: O desafio de recorde de velocidade de resistência de 24 horas de veículos produzidos e comercializados em massa no Indianápolis Motor Speedway começou na década de 1920, mas o Troféu Hulman foi criado em 1989, batizado com o nome anterior da pista de corrida, Tony Hulman.
1997
Subaru Forester (1ª geração)
A Subaru Forester estreou em fevereiro de 1997. Combinava os pontos fortes de um SUV e um carro de passeio, explorando um novo gênero baseado no conceito "O melhor de dois mundos". A plataforma era virtualmente a mesma do Legacy 1993, no entanto a distância entre eixos da Forester foi reduzida, a distância do solo aumentada em 20 mm e a altura para 1.580 mm. Logo, a Forester possuía excelente desempenho em terrenos acidentados e ainda oferecia alto padrão de conforto para passageiros.
1998
Subaru Legacy (3ª geração) / Outback (2ª geração)
Lançado em junho de 1998, eliminou as versões de tração dianteira, tornando toda a linha 4WD. O design preservava as linhas originais do Legacy, mas era construído em uma plataforma mais robusta. Foi o primeiro modelo a usar faróis com tecnologia HID (xênon). O acabamento interno também foi atualizado em toda a linha Subaru, e a adição de opcionais como a linha de áudio da marca americana Macintosh contribuíram. A suspensão traseira passou a ser Multi-Link aumentando o volume no porta-malas..
1998
Subaru Pleo (1ª geração)
O Subaru Pleo foi baseado no conceito de "Wagon compacta" que vai além do microcarro e elevou todos os aspectos a novos níveis de qualidade, traduzindo-se em uma Wagon compacta perfeitamente equilibrada. Projetado fora da definição tradicional de microcarro, foi uma geração que estava em uma categoria própria. Leve e compacto, o Pleo trazia todos os benefícios de um veículo com baixas taxas de consumo e emissões, além de novos padrões que aperfeiçoaram amplamente a segurança..
1998
Subaru Legacy estabelece novo recorde
O Subaru Legacy estabeleceu um novo recorde mundial de velocidade para uma Station Wagon. O recorde de 270,532 km/h em 1 km foi oficialmente reconhecido pela FIA e ACCUS. Local: Colorado, EUA (a Station Wagon de produção mais rápida do mundo certificada pela FIA e ACCUS na categoria de carro produzido em série, motor turbo, classe 1.600 cc a 2.000 cc)
1999
Subaru Sambar (6ª geração)
Lançado em fevereiro de 1999, o Sambar em versão maior manteve seu projeto de cabine frontal tanto nos modelos de passageiro quanto caminhonete e furgão (Dias, modelo de carga).
2000
Subaru Impreza (2ª geração)
O Impreza de segunda geração foi baseado no conceito de “Rápido, Divertido e Seguro”, e incluía características como um novo motor turbo, e um novo monobloco com estrutura reforçada em forma de anel, aprimorando a segurança contra impactos. Além de ser mais divertido de dirigir, ele tinha estilo único sustentado por funcionalidade, e era um veículo que afirmava a personalidade do condutor.
2000
Desenvolvimento de novo Motor Boxer-6
O motor compacto de 6 cilindros “EZ30” foi desenvolvido com a mesma largura que o motor de 4 cilindros. Apresentando as características fundamentais de um motor horizontalmente oposto - o excelente equilíbrio rotacional, centro de gravidade baixo e tamanho compacto - o EZ30 gerava respostas suaves e o som típico de motores 6 cilindros, bem como muito torque, típico de motores maiores, e ecologicamente corretos.
2001
Subaru Baja
O Subaru Baja, destinado ao mercado norte-americano, foi revelado no North American International Auto Show.
2001
Joint Venture com a GM lança Subaru Traviq.
A partir da compra de 20% da Subaru pela GM nos anos 90, ambas as montadoras passaram a intercambiar modelos para preencher lacunas de mercado onde atuavam. Com isso, a Subaru passou a vender a Opel Zafira no Japão, batizada de Traviq. Produzida na Tailândia, a Traviq não possuía tração Symmetrical AWD e nem mesmo o motor Boxer, porém era vendida à um preço mais acessível do que sua correspondente alemã.
2002
Subaru Legacy B4 CNG
O Legacy B4 “CNG” foi um modelo baseado no 4WD RS equipado com um motor de 4 cilindros horizontalmente opostos DOHC de 2.0L. O motor não apresentava mais AVCS (Sistema de Controle de Válvula Ativo: Comando de válvulas variável) ou EGR (Recirculação do Gás de Exaustão), no entanto veio equipado com um sistema de injeção de combustível controlado eletronicamente regulado especialmente para o CNG, desenvolvendo uma potência máxima de 126 cv e torque máximo de 16,3 kgf/m.
2002
Subaru Forester (2ª geração)
Baseado no conceito de crossover SUV com o propósito de unir "O melhor de dois mundos", a Forester foi desenvolvida para se posicionar como líder de categoria. Este conceito une os benefícios de um SUV e carros de passeio, mas também é projetada para atender as várias necessidades da rotina diária com um único modelo.
2003
Think. Feel. Drive.
A nova mensagem de marca “Think. Feel. Drive.” representava os ideais automotivos de inteligência e sensibilidade da Subaru. Ela simbolizava a meta da marca de desenvolver um carro premium de alto desempenho que oferecia uma combinação de alto nível de direção, meio-ambiente, e segurança, assim deixando uma impressão duradoura nos clientes ao redor do mundo, especialmente aqueles que realmente gostavam da experiência ao volante.
2003
Subaru B9 Scrambler e R1e
B9 Scrambler - Um Veículo Elétrico Híbrido de dois lugares que refletia o conceito da Subaru de oferecer open-air na direção, dentro e fora das estradas. O powertrain do modelo era uma fusão do Symmetrical AWD e das últimas tecnologias HEV. Subaru R1e - Uma ferramenta móvel para uso próprio que se encaixa bem na vida urbana, o Subaru R1e tinha uma configuração 2+2. O powertrain usado neste Veículo Elétrico era uma bateria de alto desempenho, tendo atenção também ao meio-ambiente.
2003
Subaru Legacy premiado
O Legacy foi premiado como CARRO DO ANO NO JAPÃO 2003-2004 pela primeira vez na história da Subaru. O Legacy foi desenvolvido com o conceito de direção responsiva integrada, magnífica funcionalidade e beleza. Com um motor Boxer aprimorado e tração Symmetrical AWD como suas características centrais. Engenheiros da FHI buscaram a compreensão da essência do carro de Gran Turismo, e o novo Legacy representava a ambição da Subaru de atingir níveis globais com um Carro de GT nascido no Japão.
2003
Subaru Legacy (4ª geração)
Baseado no desenvolvimento de fusão de dirigibilidade, função, e beleza, seu design continuava seguindo a identidade do modelo da primeira geração. Possuía um visual mais esportivo e sua carroceria, mais elegante, com setas de LED incorporadas aos retrovisores laterais. O interior foi projetado para oferecer características de alta qualidade e esportivas. O tamanho era perfeito para um carro orientado ao condutor e trazia com consigo novas funções de segurança melhoradas.
2003
Subaru B11S
O Subaru B11S foi revelado no 73rd International Geneva Motor Show, para mostrar o conceito futuro de design da Subaru. O B11S apresentava um design atraente baseado no padrão de comportamento da FHI de "Inovador, Individual, Corajoso". Também apresentava um motor Boxer 6 cilindros bi-turbo, com uma potência máxima de 394 cv, e torque de 56,1 kgf/m, tração Symmetrical AWD. A adoção de um mecanismo de abertura de porta dupla sem coluna central fornecia acesso fácil aos assentos traseiros.
2003
Subaru R2
Com design único, próprio de um carro compacto, juntamente com a combinação de excelente economia de combustível, segurança e agilidade, o R2 era um microcarro projetado para atender as necessidades persistentes do mercado, fornecendo uma nova forma de valor. Um visual elegante e integrado foi pensado, incorporando linhas suaves para se adequar ao alto nível da segurança do modelo. O carro também se beneficiava de redução de peso em toda da carroceria e um novo motor de 4 cilindros DOHC.
2003
Subaru G3X Justy (3ª geração)
O G3X Justy* era um carro compacto introduzido no mercado europeu como modelo de entrada na categoria crossover. O G3X Justy estava disponível em versão AWD com motorização DOHC de 1,3 L ou 1,5L com sistema de comando de válvula variável (VVT), bem como versão de tração dianteira com motorização turbo diesel de 1,3L. Versatilidade O G3X Justy obtinha alto desempenho tanto em vias acidentadas quanto estáveis, com uma distância do solo mínima de 170 mm.
2004
Subaru R2 premiado
O Subaru R2, um mincrocarro de passeio lançado em dezembro de 2003 no mercado japonês, recebeu o prêmio de Carro do Ano RJC 2005 na categoria “Special Award for Best Mini Passenger Car”.
2005
Subaru B5-TPH
A mostra incluía o carro conceito B5-TPH, equipado com sistema proprietário híbrido "Turbo Parallel Hybrid (TPH)”. O protótipo do sistema tecnológico “IVX-II”, que seria a próxima geração de veículos inteligentes da Subaru, que garantia o prazer, conforto, e segurança avançada, além do novo B9 Tribeca.
2005
Subaru B9 Tribeca
O Subaru B9 Tribeca foi desenvolvido sob o conceito de um veículo utilitário esportivo que representava a próxima geração. O Subaru B9 Tribeca apresentava a tração integral Symmetrical AWD com motor Boxer provendo agilidade, controle e estabilidade enquanto garantia maneabilidade excelente, e foi o primeiro Subaru com assento disponível para sete passageiros. Seu design exterior esportivo e dinâmico contrastava com um design interior sofisticado que acentuava conforto, estilo e segurança.
2005
Suibaru R1
Projetado primeiramente para dois passageiros, o Subaru R1 era um carro compacto de 3 portas com carroceria aerodinâmica. Ele oferecia economia de combustível, níveis excelentes de segurança contra colisões, um interior confortável e funcional, e distribuição de assentos para quatro passageiros, caso necessário.
2006
Motor Subaru Boxer 2.5L premiado
O motor Boxer 2.5L com turbocompressor foi eleito vencedor deste ano na classe de motores de 2 a 2.5L no prêmio “International Engine of the year". A cerimônia de premiação aconteceu na Expo Engine em Stuttgart, Alemanha. O prêmio concedido ao motor Subaru, com o qual os modelos Subaru Impreza e Forester são equipados, marcou a primeira vez que um motor horizontalmente oposto foi selecionado no prestigiado prêmio anual.
2006
SI-DRIVE (SUBARU Intelligent Drive)
“SI-DRIVE (SUBARU Intelligent Drive)” foi o novo sistema proprietário da Subaru desenvolvido para fornecer melhor comunicação entre o condutor e o carro. O sistema permitia que o condutor selecionasse até três diferentes modos de direção para adequar-se às condições de condução, “Inteligente (I)”, “Sport (S)” e “Sport Sharp (S#)” davam ao carro três personalidades diferentes para se adequar a qualquer situação. O sistema foi utilizado primeiro no Legacy e Outback 2007 com motor de 3.0L.
2006
Subaru Stella (1ª geração)
O mercado de microcarros do Japão foi rapidamente expandido conforme os clientes apreciavam cada vez mais as facilidades e economias que eles ofereciam. Aproveitando, a FHI desenvolveu o Stella para atender os consumidores que procuravam um interior espaçoso e conveniência. Ele tinha o menor consumo de combustível em sua classe, bem como aceleração suave, graças ao motor de 4 cilindros em linha e 660 cc da Subaru e uma i-CVT (transmissão continuamente variável e inteligente) recém desenvolvida.
2007
Subaru Justy (4ª geração)
Modelo de entrada para Europa, o novo Subaru Justy oferecia aos motoristas excelente dirigibilidade e espaço interior, combinado com o baixo consumo de combustível e o ambientalmente correto motor de 1.0L. O Justy foi comercializado em duas versões: o esportivo 1.0S e o prático 1.0E. Equipado com tração dianteira FWD e transmissão manual de 5 velocidades para condução divertida e ágil.
2007
Subaru Impreza (3ª geração)
A 3ª geração do Impreza foi desenvolvida sob o conceito de “New Style of Comfort”, e adotou uma combinação eficiente baseada em conforto e alto nível de segurança, decorrente da junção das tecnologias centrais da Subaru: seu motor Boxer e novo layout de carroceria hatchback. Apresentando três elementos diferentes em um - “Design elegante,” “Recursos práticos e eficientes” e “Direção confiável, precisa e prazerosa,”.
2007
Subaru Impreza (3ª geração)
Desenvolvido em torno do conceito de design voltado ao conforto, o último Impreza incorporava estilo sofisticado e rico design interior, amplo e espaçoso, excelente conforto e versatilidade, enquanto oferecia uma dirigibilidade aprimorada, prazerosa e segura através da tração integral Symmetrical AWD e motor horizontalmente oposto.
2007
Subaru Boxer Diesel / Subaru R1e
O motor Subaru Boxer Turbo Diesel, que foi introduzido no mercado europeu, aproveita-se da superioridade inerente de motores horizontalmente opostos como sua alta rigidez e baixo ruído e vibrações, eliminando a necessidade de um eixo de compensação. O Subaru R1e foi um carro para uso diário baseado no minicarro Subaru R1 disponível no mercado japonês.
2007
Subaru Tribeca (2ª geração)
Avançando no conceito de um veículo utilitário esportivo progressivo, a nova Tribeca apresentava estilo mais robusto, melhor desempenho, mais conforto e mais funcionalidades. Seu design destacou uma aparência mais "SUV" com um novo design da dianteira. O Tribeca renovado é equipado com um motor Boxer de 3,6 L recentemente desenvolvido. Apesar de ser maior e mais potente que o motor anterior de 3.0 L, o novo motor apresentava tanto melhor desempenho quanto economia de combustível.
2007
Subaru Forester (3ª geração)
Baseado no conceito “Best Balance for Active Life” e apresentando várias atualizações para reforçar o estilo de vida dos clientes ainda mais ativo e divertido. A Forester 3ª geração foi desenvolvida com um foco prioritário unindo os três principais elementos de praticidade e versatilidade: "Estrutura", "Desempenho" com estabilidade através da tração Symmetrical AWD, e "Ecologicamente Correto".
2008
50º aniversário da Subaru.
Fuji Heavy Industries celebrou 50 anos da marca Subaru que teve início com o lançamento do microcarro Subaru 360 em 3 de março de 1958. O Subaru 360 foi desenvolvido como modelo de preço acessível apresentando uma carroceria compacta e um conjunto excelente, e teve um papel central na indústria automotiva no Japão.
2008
Motor Subaru Boxer 2.5L premiado
O motor Boxer 2.5 L horizontalmente oposto com turbocompressor foi eleito vencedor deste ano na classe de motores de 2 a 2.5L no prêmio “International Engine of the year". A cerimônia de premiação aconteceu em 7 de maio na Expo Engine em Stuttgart, Alemanha. Em 2006 a Subaru conquistou esse mesmo prêmio e nesta edição recebeu uma pontuação ainda mais superior.
2008
Subaru STELLA Plug-in Concept
O veículo elétrico Subaru STELLA Plug-in Concept combinou o sistema EV empregado no R1e, com o microcarro Subaru STELLA. O resultado foi um veículo otimizado com tamanho compacto e versátil para atender uma ampla gama do mercado.
2008
Subaru Legacy Concept
O novo Subaru Legacy Concept foi revelado no Salão Internacional do Automóvel Norte Americano de 2009, em Detroit. Celebrando 20 anos do Legacy sedan, o Subaru Legacy Concept foi um modelo conceito para exibir a direção do futuro design do Legacy sedan. O exterior destacava a esportividade e dinamismo à altura de um carro movido por um motor Boxer 6 cilindros de 3,6 litros e baixo centro de gravidade.
2008
Subaru EXIGA
Baseado no conceito de um carro de sete lugares com visibilidade panorâmica, o Subaru Exiga foi desenvolvido para fornecer uma jornada segura e agradável para todos os ocupantes. Com base em seu conhecimento acumulado da construção de Wagons e SUVs Crossovers, a Subaru teve sucesso ao criar um interior aberto e confortável para todos os passageiros se envolverem e compartilharem a experiência na estrada, realçada por vistas panorâmicas através das janelas.
2008
Subaru Dex
Com as constantes mudanças preferenciais dos consumidores, a Subaru visou inventar um novo valor na classe dos populares minicarros, com o Dex. O Dex foi projetado com o conceito de "Square Utility Compact", focando na versatilidade para uso diário e design único, resultando em um modelo que poderia atender os estilos de vida dos diversos consumidores da Subaru em busca de um veículo para uso urbano diário.
2009
Subaru Outback (4ª geração) / Legacy (5ª geração)
A linha Legacy e Outback foram lançadas como uma mudança de modelo completa. Ambos os modelos foram desenvolvidos com conceito de "Grand Touring Innovation" e apresentaram a exclusiva tecnologia da Subaru, como o Symmetrical AWD acoplado ao motor Boxer. O desempenho e a segurança desenvolvidos a partir da 1ª geração foram aprimorados ainda mais, combinados com maior conforto para todos os passageiros, além de uma condução mais ecológica. Esta geração apresentou novas tecnologias, como a recém desenvolvida transmissão CVT "Lineartronic".
2010
Subaru WRX STI faz volta rápida em Nürburgring
O ex-piloto de WRC, Tommi Makinen dirigiu um WRX STI de 4 portas no circuito de Nürburgring Nordschleife, na Alemanha, marcando um tempo de 7 minutos e 55 segundos.
2010
Confidence in Motion
A FHI desenvolveu uma nova filosofia de marca global para a Subaru, chamada de “Confidence in Motion”. “Confidence” incorporava a abordagem inabalável da Subaru para criar carros confiáveis, e representava o valioso relacionamento que Subaru criou com os fãs em sua busca por proporcionar paz de espírito e prazer de dirigir. “in Motion” representava o firme compromisso da Subaru em atender os pedidos de clientes com produtos e tecnologias revolucionárias.
2010
Subaru Impreza WRX
Os modelos de 4 e 5 portas vieram com os para-lamas alargados pela primeira vez. O design exterior, incluindo uma área frontal redesenhada, projetava uma presença esportiva e potente. O novo modelo também ganhou mais agilidade, graças à sua carroceria alargada.
2010
Subaru Impreza Concept
O Subaru Impreza Concept foi o primeiro modelo conceito a ser lançado sob a nova estratégia de marca da Subaru. Projetado para mostrar uma possível direção para futuros modelos do Impreza, incorporava a declaração de marca da Subaru “Confidence in Motion”. O conceito expressava o valor da marca central da Subaru de "Enjoyment and Peace of Mind". O Subaru Impreza Concept fundia uma forma elegante e enxuta que apresentava dinamismo e elegância com um interior espaçoso e rico de quatro lugares que incorporava uma direção segura e confortável.
2010
Subaru Trezia
Com um tamanho menor que 4 metros de comprimento, o Subaru Trezia era uma Wagon compacta com o design característico da Subaru. Sob o conceito “New Compact Smart Wagon”, o Trezia propunha uma experiência ao volante como nenhum outro.
2010
Subaru Pleo (2ª geração)
O conceito por trás do novo Pleo foi "Ideal compact size for outstanding practicality and economy", e era um minicarro de design atraente projetado para ser simples e fácil de dirigir. Praticidade e economia traduzia-se em um interior confortável e baixo consumo de combustível, tornando-o o minicarro ideal para o uso no dia a dia.
2010
Subaru Lucra
Com o conceito "Confortable, spacious and stylishly small", o Lucra era um carro de passeio projetado para se encaixar em qualquer estilo de vida, com sua cabine espaçosa e aberta, e design elegante.
2011
Subaru WRX STI vence 24H de Nürburgring
A Subaru participou das 24 Horas de Nurburgring com o WRX STI, e conquistou a vitória na categoria SP3T (carros de motor turbo tamanho de 2,0L ou menos).
2011
Fuji Heavy industries Premiada
FHI ganhou o Grand Prix no 7º Prêmio de Melhor Publicidade do IAA* do Japão com o filme de marca, “The Car Parts”. O prêmio foi patrocinado pela Divisão Japonesa da Associação de Publicidade Internacional. O Prêmio de Melhor Publicidade do IAA do Japão reconhece a excelente publicidade e filmes comerciais que foram incorporados em atividades promocionais estrangeiras. Para qualificar-se, os produtos ou serviços publicados devem ser do Japão e as publicidades devem ser feitas sob a direção das entidades japonesas.
2011
Subaru XV Concept
O Subaru XV Concept foi um carro conceito que definiu uma nova geração Crossover, misturando a excelente praticidade de um SUV com um design moderno. Ele foi especificamente projetado para clientes em busca de design atraente e versatilidade em um veículo compacto e prático. Desenvolvido com um estilo verdadeiramente inovador, esta nova geração combinava o entusiasmo ao volante característico de um Crossover, com um sentimento inspirador revolucionário, a natureza divertida, o conforto e a comprovada confiabilidade do sistema Symmetrical AWD.
2011
Subaru BRZ Concept - STI
O Subaru BRZ Concept – STI era um carro conceito baseado no Subaru BRZ, um carro esportivo compacto com tração traseira, desenvolvido a partir de um Joint Venture entre a Subaru e Toyota. Construído com a tecnologia do motor Boxer, exclusivo da Subaru, este modelo tinha um baixo centro de gravidade que materializava uma experiência ao volante seguindo a filosofia da Subaru de "Pure Handling Delight". Desenvolvido em conjunto com a divisão de performance da Subaru, a STI, o carro conceito apresentava o máximo em estabilidade.
2011
Subaru Stella (2ª geração)
O novo Stella foi projetado com o conceito “Smart Active Small”, e foi um carro compacto que oferecia um interior espaçoso, dirigibilidade agradável e excelente economia de combustível.
2011
Subaru Advanced Tourer Concept
Primorosamente equilibrando o prazer de dirigir com convívio ambiental, o carro, sob seu conceito de produto de “Revolutionary Sports Tourer”, incorporava a filosofia da marca de “Confidence in Motion”. O conceito foi desenvolvido como sendo uma Wagon esportiva de próxima geração, proporcionando grande desempenho e versatilidade. Ele apresentava um design exterior inovador diferente de todos os seus concorrentes, apresentava valores de uma Wagon utilitária, conceito que a Subaru aperfeiçoou durante anos.
2011
Subaru Impreza (4ª Geração)
O novo Impreza de quarta geração foi desenvolvido sob o conceito de “Redefining Value, Redefining Class”. Seu objetivo foi proporcionar uma relação de custo-benefício totalmente redefinida. Confiabilidade superior, características de direção e segurança do sistema Symmetrical AWD, em união com o motor Boxer – estas, dentre muitas outras qualidades tornaram possível um carro global de alta classe, seguro e ambientalmente correto e ao mesmo tempo, mantendo sua esportividade.
2011
Subaru Impreza (4ª geração)
A 4ª geração do Impreza apresentava uma excepcional relação custo-benefício, com uma sensação mais ampla, mais confortável e mais luxuosa para a cabine, sem aumentar o entre-eixos, no que redefiniu completamente o conceito entre as categorias de automóveis. A condução confiável, a agilidade e a excepcional segurança oferecida pelo sistema Symmetrical AWD, exclusivo da Subaru unido ao motor Boxer, foram todos elevados à novos níveis.
2011
Subaru BRZ Prologue
O Subaru BRZ Prologue – Boxer Sports Car Architecture II incorporou o conceito de tecnologia do Subaru BRZ, um novo carro esportivo com tração traseira (RWD), desenvolvido a partir de um Joint Venture com a Toyota. Baseado na tecnologia exclusiva da Subaru - o motor Boxer, uma nova plataforma foi desenvolvida para extrair o máximo de desempenho do novo esportivo.
2011
Subaru XV
O novo Subaru XV foi apresentado mundialmente no 64º Salão do Automóvel de Frankfurt. A FHI planejou introduzir o novo XV ao mercado europeu como seu modelo estratégico para fornecer aos clientes "Enjoyment and Peace of Mind" através do novo conceito de marca, “Confidence in Motion”. Em termos específicos, o XV era um veículo perfeitamente empolgante, vivo, e livre de estresse na cidade. Assim, a Subaru equilibrou características como alta economia de combustível prazer ao volante, com um design elegante e altamente distintivo.
2011
Subaru BRZ
Baseado no conceito de “Pure Handling Delight - a experiência de direção alevada a um novo nível”. Ao montar o motor Boxer o mais baixo possível dentro do chassi e mais perto de seu centro, as vantagens inerentes do motor Boxer, como baixo centro de gravidade, leveza, e tamanho compacto foram maximizados. O Subaru BRZ alcançou a honra de ter um dos mais baixos centros de gravidade possíveis no mundo. Um carro esportivo divertido que qualquer motorista poderia aproveitar com tranquilidade.
2012
Subaru BRZ Premiado
A revista Vehicle Dynamics International, da UKIP Media & Events Ltd. baseada no Reino Unido, selecionou o Subaru BRZ como Carro do Ano, no Prêmio Internacional de Dinâmica de Veículo de 2012 (VDI) e nomeou Toshio Masuda da FHI “Dinamista do Ano” por seu papel de líder na engenharia do mais recente esportivo da Subaru.
2012
Subaru Of Indiana Recebe Certificado
A planta Norte Americana, Subaru of Indiana Automotive Inc. (SIA) recebeu o Certificado ISO50001 como primeira planta de fabricação de carros nos EUA a alcançar a credencial reconhecida internacionalmente. Lançado em 2011, o ISO50001 descreve os requisitos internacionalmente reconhecidos para sistemas de gerenciamento de energia (EnMS). A norma fornece às organizações estratégias de gestão para aumentar a eficiência de energia, reduzir custos e melhorar o desempenho energético.
2012
Subaru Impreza e Subaru XV Premiados
O Subaru Impreza G4 (Sedan de 4 portas) / Sport (Hatch de 5 portas) e o recém apresentado Subaru XV ganharam o prêmio de “Melhor Design 2012” do Japan Industrial Design Promotion (JDP).
2012
Subaru BRZ Premiado
O coupe esportivo “Subaru BRZ”, nascido a partir de um Joint Venture com a Toyota Motor Corporation (TMC), recebeu o "Prêmio Especial" de Carro do Ano do Japão 2012-2013.* * Conjuntamente concedido para o “Toyota 86” Desenvolvido com o conceito de produto "Pure Handling Delight - a experiência de condução elevada à um novo nível", o Subaru BRZ é um esportivo de motor dianteiro e tração traseira que oferece um prazer de dirigir puro e excelente dirigibilidade, possível graças ao seu baixo centro de gravidade, com o motor Boxer montado o mais baixo possível.
2012
SUBARU BRZ
“Pure Handling Delight - a experiência de direção elevada a um novo nível” Ao montar o motor Boxer o mais baixo possível dentro do chassi e mais perto de seu centro, as vantagens inerentes do motor Boxer, como baixo centro de gravidade, leveza, e tamanho compacto foram maximizados. O Subaru BRZ alcançou a honra de ter um dos mais baixos centros de gravidade possíveis no mundo. Um carro esportivo divertido que qualquer motorista poderia aproveitar com tranquilidade.
2012
40º Aniversário de Veículos Subaru AWD
Este ano marcou o 40º aniversário da estreia dos veículos de tração integral (AWD) da Subaru desde que o Subaru Leone Estate Van 4WD foi apresentado no Japão em 1972. Nos últimos 40 anos, a FHI continuou a ser uma pioneira de veículos AWD. A produção total dos veículos AWD da Subaru atingiu 11.782.812 unidades (a partir de 31 de janeiro de 2012), ou aproximadamente 55,7% do total de vendas de veículos da marca.
2012
Subaru Forester (4ª geração)
A nova Forester foi desenvolvida para “Entregar o real valor de um SUV”. Construído em volta da tecnologia Symmetrical AWD, a Forester de quarta geração apresentou uma melhor dirigibilidade, segurança e menor emissão de poluentes, oferecendo uma experiência mais divertida e versátil, com grande aptidão para longas viagens.
2012
30º Aniversário da planta de Oizumi
O complexo industrial da FHI, em Gunma consiste em cinco plantas de produção automobilísticas localizadas principalmente nos arredores de Ota na Prefeitura de Gunma, Japão. A Planta Oizumi, uma das cinco plantas, produz todos os tipos de motores Boxer (1.6, 2.0, 2.5 e 3.6L) e todas as transmissões, incluindo a Lineartronic-CVT.
2012
Primeiro Subaru XV produzido na Malásia
A FHI anunciou que começou a produção do Subaru XV na planta de montagem da Tan Chong Motor Assemblies Sdn. Bhd (TCMA), na Malásia. Uma empresa de montagem automotiva do Grupo Tan Chong. A cerimônia oficial para marcar o início da produção foi realizada na planta TCMA em 19 de dezembro.
2012
Subaru XV Crosstrek
Este Crossover compacto apresentava um design elegante e fornecia uma direção agradável. Ele era bem equilibrado, com um interior espaçoso e conveniente. Ao manter a tração integral, o motor Boxer 4 cilindros 2.0 e transmissão Lineartronic (CVT), atingiu uma economia de combustível na estrada de 33 MPG - tornando-o o veículo crossover de tração integral mais econômico nos EUA. Ele também oferecia boa capacidade em terrenos acidentados, devido as suas 8,7 polegadas de distância do solo, maior que muitos de seus concorrentes.
2013
Sistema EyeSight Premiado
A FHI ganhou ouro no “One Show Design 2013” em 6 de maio nos EUA por seu vídeo “Minicar Music Player” para apresentar o funcionamento do sistema de assistência de direção avançada exclusivoda da Subaru, chamado “EyeSight”. O vídeo apresentou a função "Pre-Collision Brake Control" do EyeSight, projetado para evitar colisões ou reduzir danos de acidentes por meio de um vídeo mostrando inúmeros carros em miniatura emitindo sons.
2013
60º aniversário da FHI
A FHI marcou seu 60º aniversário. A origem da FHI data desde 1917, após a fundação do "Aircraft Research Laboratory" que foi depois incorporado como “Nakajima Aircraft Co. Ltd”. Após a Segunda Guerra Mundial, Nakajima Aircraft foi reestruturada como “Fuji Sangyo Co. Ltd”, que por sua vez foi dividida em 12 empresas separadas em 1950 e pouco depois, em 15 de julho de 1953, cinco destas empresas se fundiram para formar a “Fuji Heavy Industries Ltd.”.
2013
Subaru WRX Concept
O Subaru WRX é conhecido por seu poderoso motor turbo, oferecendo desempenho estimulante e perfeita distribuição de torque, através do renomado sistema Symmetrical All-Wheel Drive (AWD). Esta combinação permite que todos os condutores se sintam confiantes e em controle em qualquer tipo de condição. O novo Subaru WRX Concept deu uma prévia de como seria a linguagem de design do Subaru WRX de próxima geração. O design agressivo comunicou sua maior agilidade e entusiasmo ao volante.
2013
Subaru Viziv Concept
O Subaru Viziv Concept foi um conceito de crossover de futura geração que representava a nova direção de design e tecnologias que levarão a marca Subaru ao futuro. “Viziv” foi uma palavra cunhada inspirada pela frase “Vision for Innovation” para expressar a visão futura de inovação da Subaru e a direção futura da marca.
2013
Subaru Levorg
O protótipo “Levorg” foi revelado no 43º Salão do Automóvel de Tóquio em 23 de novembro. O novo Levorg Sport Tourer foi fruto do compromisso da Subaru com o prazer de dirigir, entregando uma condução sem estresse em longas distâncias. O Levorg é a personificação das conquistas de longa data da Subaru e simboliza os padrões mais recentes da marca. O protótipo combina potência entusiasmante, com um design elegante e com grande capacidade de porta-malas.
2013
Subaru XV Crosstrek Hybrid
O Subaru XV Crosstrek Hybrid foi o primeiro veículo híbrido da Subaru, e como todos os modelos da Subaru, incorporou filosofia “Enjoyment and Peace of Mind”, da marca. Além dos atributos originais do XV Crosstrek: dirigibilidade excelente, tração Symmetrical All Wheel Drive e grande versatilidade, o sistema híbrido exclusivo da Subaru foi integrado ao modelo, promovendo seu caráter esportivo e divertido de dirigir.
2013
Subaru Legacy Concept
O “Legacy Concept” fez sua estreia mundial no Salão do Automóvel de Los Angeles de 2013 em 20 de novembro, indicando a futura direção de design de um dos modelos mais icônicos da Subaru. Seu estilo dinâmico e sólido significava um interior confortável para todos os ocupantes, com uma condução segura e confiável. As grandes rodas para-lamas alargados expressavam estabilidade, desempenho e dinamismo.
2013
Subaru WRX
O novo Subaru WRX fez sua estreia mundial no Salão do Automóvel de Los Angeles de 2013. Com “Pure Power in Your Control” como o conceito do novo WRX, a intensa potência baixo nível de emissões do motor Boxer 4 cilindros 2.0 "DIT" turbo de injeção direta foram combinados a uma plataforma minuciosamente revisada e reforçada. A transmissão manual de seis velocidades também foi complementada com a nova transmissão Sport Lineartronic.
2013
Subaru Forester Premiada
A Forester ganhou o "Prêmio de Melhor Design de 2013" do Japan Industrial Design Promotion (JDP). Os juízes comentaram que “Este é um design elaboradamente desenvolvido, incorporando elementos de um SUV para todas as condições. A combinação de estabilidade, design atemporal, com características como conforto e perfeita ergonomia interna, resultou em um design automobilístico de alto nível".
2014
Subaru Legacy (6ª geração)
O Subaru Legacy de 6ª geração fez sua estreia mundial no Salão do Automóvel de 2014 em Chicago, Estados Unidos, 25 anos desde que a primeira geração foi lançada, em 1989. A personalidade do Legacy deu a ele um apelo universal de um verdadeiro sedan esportivo. Uma inspiração para os motoristas a sonharem grande e imaginarem um estilo de vida mais completo.
2014
Subaru WRX STI (6ª geração)
A 6ª geração do WRX STI fez sua estreia mundial no Salão Internacional do Automóvel de Nova York de 2014 em Detroit, Michigan. Como versão superior ao WRX, o novo WRX STI incorporou ainda mais fortemente,o conceito da linha: “Pure Power in your Control”. Começando com o modelo WRX básico, a Subaru equipou o WRX STI com o potente e consolidado motor Boxer turbo de 2,5l, uma suspensão exclusivamente afinada para maior rigidez torsional, diferencial central com controle pelo motorista e mais.
2014
Subaru Levorg Premiado
A Subaru Levorg ganhou o prêmio de “Melhor Design de 2014" do Japan Institute of Design Promotion. Com novos avanços feitos nas tecnologias exclusivas Subaru, como o motor Boxer e o sistema EyeSight, a Levorg foi projetada como o veículo que garante uma experiência segura e divertida ao volante.
2014
Subaru Viziv 2 Concept
O Subaru Viziv 2 Concept fez sua estreia mundial no Salão Internacional do Automóvel de Genebra de 2014. Ele era um conceito de crossover que representava a direção futura dos valores "Enjoyment and Peace of Mind" da Subaru, seguindo o “Subaru Viziv Concept", revelado no Salão do Automóvel de Genebra de 2013 e o "Subaru Viziv Evolution Concept", exibido no Salão do Automóvel de Tóquio de 2013.
2014
Motor Boxer 2.0 "DIT" Premiado
O motor Boxer 4 cilindros 2.0 "DIT" turbo de injeção direta (FA20) do Subaru WRX foi nomeado vencedor do Prêmio de "10 Melhores Motores" de 2015 pela revista Ward, especializada na indústria automotiva. Para ser nomeado para o “Prêmio de 10 Melhores Motores", um motor tinha que ser novo ou significativamente reprojetado e disponível no mercado norte-americano, com um preço base não excedendo $60.000.
2014
Subaru Outback (5ª geração)
A Subaru Outback de 5ª geração fez sua estreia mundial no Salão Internacional do Automóvel de Nova York de 2014. Era a 5ª geração do modelo desde que a versão original foi concebida, em 1995. O valor comum ligando todas as gerações foi o conceito de Crossover, que une pontos fortes do carro de passeio e do SUV. No desenvolvimento de cada geração, a Subaru procurou entregar consistentemente a presença e os valores mais proeminentes de seu modelo mais emblemático.
2014
20 Milhões de Unidades Produzidas
Subaru alcançou o marco de 20 milhões de unidades produzidas no Japão desde que o início da produção começou, em 1958, com o Subaru 360. Nos dias iniciais, modelos de produção incluíam microcarros e os Subaru 1000, Leone e Justy. Depois a linha evoluiu para o Legacy, Impreza, Forester, dentre outros. Nestes 56 anos, a produção total acumulou 20 milhões de unidades.
2014
Sede Corporativa Realocada
A sede corporativa em Tóquio foi realocada ao novo edifício Ebisu Subaru. Seu design apresenta um senso de "velocidade" e "dinamismo", como aqueles sentidos em automóveis. Externa e internamente, o edifício incorpora padrões horizontais dinâmicos sugestivos do espírito Subaru, e o edifício também serve como base para entregar as mensagens da FHI/Subaru, com modelos Subaru em exibição no showroom do 1º piso, enaltecendo a comunicação de marca da Subaru.
2015
Subaru Impreza Sedan Concept
O Impreza Sedan Concept fez sua estreia mundial no Salão do Automóvel de Los Angeles de 2015, antecipando o Impreza de próxima geração. Linhas de caráter bem posicionadas ao longo da carroceria e a expressão de design " Enjoyment and Peace of Mind " foram exploradas neste conceito do sedã. A nova cor exterior “Ruby Red Metallic” expressava a impressão esportiva e enérgica, enfatizada pelos detalhes em preto brilhante, para uma sensação mais pronunciada de qualidade.
2015
Motor Boxer WRX “DIT” Premiado
O motor de Boxer 2.0L de 4 cilindros "DIT" turbo de injeção direta “FA20” do WRX foi nomeado vencedor do Prêmio "10 Melhores Motores" de 2016 pelo segundo ano consecutivo pela revista Ward, especializada na indústria automotiva. O propulsor produz 268 de cavalos de potência a 5.600 rpm, com curva de torque ampla com pico de 258lb.-pés em um intervalo de velocidade de motor de 2.000-5.200 rpm.
2015
Subaru Impreza 5-Door Concept
O Impreza 5-Door Concept fez sua estreia mundial no 44º Salão do Automóvel de Tóquio de 2015, antecipando o Impreza hatchback de próxima geração. Linhas de caráter bem posicionadas ao longo da carroceria e a expressão de design " Enjoyment and Peace of Mind " foram exploradas neste conceito do hach. A sensação de qualidade foi elevada por escolha de prata de alta luminosidade, tendo o brilho de metal genuíno, como cor exterior.
2015
Subaru WRX STI vence 24H de Nürburgring
O Subaru WRX STI NBR Challenge 2015 desenvolvido pela Subaru Tecnica International (STI) venceu a categoria SP3T das 24 Horas de Nürburgring 2015, na Alemanha. A vitória foi o testemunho de que o WRX STI era capaz de exercer completamente sua alta performance AWD (Tração Integral) em circuitos como os de Nürburgring, conhecida como uma das pistas mais desafiadoras e perigosas do mundo.
2015
Subaru STI Performance Concept
O STI Performance Concept fez sua primeira aparição no Salão Internacional do Automóvel de Nova York de 2015. Apresentando tecnologias de suspensão STI e melhorias de freios, bem como outras no exterior. E para representar o comprometimento da STI com o automobilismo, o STI Performance Concept utilizava o motor Boxer 2.0 4 cilindros turbo de corrida (STI EJ20) atualmente utilizado nas corridas da Subaru GT, no Japão.
2015
Subaru Viziv Future Concept
O Subaru Viziv Future Concept fez sua estreia mundial no 44º Salão do Automóvel de Tóquio de 2015, um conceito do tipo SUV incorporando a filosofia de design de " Enjoyment and Peace of Mind " que a Subaru quer proporcionar para os seus clientes. Ele incluía características de design para motivar o proprietário a sair e ser ativo, bem como tecnologia de piloto automático contendo EyeSight aprimorado e um powertrain combinando um motor turbo com reduzida e sistema híbrido.
2016
15 Milhões de Veículos AWD
A Subaru atingiu o marco de 15 milhões de unidades produzidas de seus veículos equipados com Tração Integral. O marco foi atingido no 44º ano desde que a Subaru começou a produção de veículos AWD com a introdução do Subaru Leone 4WD Estate Van em setembro de 1972. Desde então, a Subaru tem desenvolvido continuamente sua tecnologia AWD e as funções básicas de seus carros. Em 2015, modelos AWD contabilizaram 98% das vendas globais da Subaru.
2016
Subaru XV Concept
O Subaru XV Concept fez sua estreia mundial no Salão Internacional do Automóvel de Genebra de 2016. O XV Concept é um carro conceito que incorpora a filosofia de design Dynamic x Solid de próxima geração da Subaru em um modelo crossover compacto. Sua carroceria compacta apresenta os elementos de design dessa filosofia, na forma potente de um crossover, e um senso de qualidade além de sua categoria – apresentando a direção de design da próxima geração do Subaru XV.
2016
Plataforma Global Subaru
A Plataforma Global Subaru foi anunciada, desenvolvida para ser a arquitetura usada em todos os veículos de próxima geração da Subaru. Projetada com o futuro em mente, as características incluem o mais profundo aprimoramento no desempenho geral do veículo, com um "Senso Dinâmico" emocionalmente envolvente, que vai além da alta performance e dos padrões de segurança mais altos do mundo, em um conceito de design único e comum para o desenvolvimento de todos os modelos Subaru, e ainda é adaptável a eletrificação.
2016
Subaru 360 eleito Item de Patrimônio da Engenharia
Um Subaru 360 K111 preservado pela FHI foi nomeado pela Sociedade Japonesa de Engenheiros Mecânicos (JSME) como item de Patrimônio de Engenharia Mecânica em 2016. Lançado em 1958, o Subaru 360 foi o primeiro minicarro produzido em série pela Subaru. Ele acomodava quatro passageiros adultos com facilidade e oferecia uma dirigibilidade confortável. Apelidado de “joaninha”, ele ganhou ampla popularidade no Japão por seu design compacto e layout prático.
2016
50º Aniversário do Motor Boxer
A Subaru celebrou o 50º aniversário de seu motor "Boxer" horizontalmente oposto. A assinatura do motor Boxer foi introduzida com o carro de passeio compacto Subaru 1000 em 1966. Desde então, a Subaru aperfeiçoou as vantagens de seus motores Boxer e continuamente os aprimorou para instalar em seus veículos. Hoje, todo veículo vendido pela Subaru é equipado com um motor Boxer e a produção total dos últimos 50 anos atingiu 16 milhões de unidades.
2016
Subaru Impreza Ganha 2017 Car of the Year Japan
O Subaru Impreza foi nomeado Carro do Ano do Japão 2016–2017, sendo a segunda premiação da marca, seguindo a vitória do Legacy em 2003. Projetado sobre a Plataforma Global Subaru, o Subaru Impreza 2017 forneceu a experiência máxima em " Enjoyment and Peace of Mind" ao volante, com uma gama de novas tecnologias que melhoram consideravelmente a segurança em geral. Também foi o primeiro carro produzido por uma marca japonesa a incluir airbags de proteção ao pedestre como item de série.
2016
Subaru Impreza (5ª geração)
O Impreza 5ª Geração fez sua estreia mundial no Salão Internacional do Automóvel de Nova York de 2016. Ele foi projetado sobre a recém renovada Plataforma Global Subaru pela primeira vez, melhorando significativamente sua rigidez torcional. O Impreza foi o primeiro modelo de produção a incorporar completamente a filosofia de design “Dynamic x Solid”. Ele também apresentou um interior consideravelmente aprimorado e acabamento externo como um modelo de segmento superior.
2016
Subaru WRX STI vence 24H de Nürburgring
O Subaru WRX STI NBR Challenge, desenvolvido pela Subaru Tecnica International (STI) venceu novamente a categoria SP3T das 24 Horas de Nürburgring 2016, realizada na Alemanha. Isto marcou a 4ª vitória na categoria SP3T para a STI após sua vitória na corrida de 2015. A vitória foi testemunho que o Subaru WRX STI é capaz de exercer totalmente seu desempenho esportivo de AWD (Tração Integral) em circuitos como os de Nürburgring.
2016
Primeiro Subaru Impreza Fabricado nos EUA
A produção do Subaru Impreza 2017 começou na planta americana da Subaru, a Subaru of Indiana Automotive Inc. (SIA), e o primeiro Impreza americano deixou a linha de montagem em 1º de novembro de 2016. Conquanto o Impreza tenha sido historicamente produzido apenas no Japão, a FHI decidiu mover a produção do Impreza para os EUA por causa da crescente demanda americana por veículos Subaru, comprovado por oito anos consecutivos de aumento de vendas nos EUA.
2016
Subaru Viziv-7 SUV Concept
Subaru Viziv-7 SUV Concept fez sua estreia mundial no Salão do Automóvel de Los Angeles de 2016. O conceito demonstrou o quão ambicioso o futuro do Subaru SUV podia ser. Com capacidade de três fileiras completas de bancos e a filosofia de design da Subaru “Dynamic x Solid”, o Viziv-7 demonstrou a intenção do novo SUV de três fileiras a ser introduzido ao mercado norte-americano no início de 2018.
2017
FHI se torna SUBARU CORPORATION
Fuji Heavy Industries mudou seu nome corporativo para Subaru Corporation a partir de 1º de abril de 2017, reafirmando seu comprometimento como marca global distinta nas indústrias automotiva e aeroespacial.
2017
Subaru Ascent
O novo SUV de 8 lugares em desenvolvimento foi batizado “Ascent” revelado no Salão Internacional do Automóvel de Nova York de 2017, baseado na filosofia de design “Dynamic x Solid” da Subaru.
2017
Subaru Impreza Premiado
O interior do Impreza foi mencionado na lista de 10 Melhores Interiores da Wards Auto, por seu design e estilo, bem como sistema multimídia fácil de usar. O design interior seguia a filosofia “Dynamic x Solid” da Subaru com um tema arrojado e refinado, com formas e linhas contínuas pela cabine. A nova direção de design era ainda mais enfatizada por um console central limpo e intuitivo, com display multifunção, saídas centrais de ventilação, sistema multimídia atualizado e controle climático.
2017
Subaru XV (2ª geração)
O novo Subaru XV fez sua estreia mundial no Salão Internacional do Automóvel de Genebra de 2017. Representando a primeira mudança total do modelo desde que o Subaru XV original foi lançado. O novo modelo oferecia um design distinto e melhor dirigibilidade em superfícies acidentadas, e adotou a nova Plataforma Global Subaru para alcançar padrões globais de segurança e prevenção de acidentes, bem como avanços significativos em dirigibilidade e conforto.
2017
Subaru lança o Projeto Florestal Subaru
A Subaru Corporation lançou o “Projeto Florestal Subaru” para a conservação ambiental no Japão a partir de seu Campo de Provas Bifuka, em Hokkaido. Como parte da responsabilidade social da Subaru, o projeto envolve o plantio de novas árvores, entre outras atividades para conservação das florestas nas propriedades da empresa.
2018
60º aniversário da Subaru
Em 2018, a Subaru comemorou seu aniversário de 60 anos. Durante todos esses anos de história, a marca se tornou sinônimo de tradição, performance e inovação, conquistando fãs pelo mundo inteiro.
2018
Forester (5ª geração)
Lançada em todo o mundo, a nova Forester apresenta um interior espaçoso, melhor dirigibilidade e recursos fáceis de usar, combinando a robustez de um SUV com conforto e conveniência. Com a filosofia de design da Subaru “Dynamic x Solid”, ela oferece segurança de colisão, sistema EyeSight de assistência ao motorista, tração simétrica nas quatro rodas e um novo motor de injeção direta de 2.5 litros.
2018
Subaru WRX STI vence em Nürburgring
O WRX STI venceu a classe SP3T da corrida de 24 horas em Nürburgring 2018, realizada na Alemanha. Apesar dos problemas mecânicos no início da corrida e das condições meteorológicas, o modelo provou seu valor ao ultrapassar os concorrentes nas classes mais altas, marcando a 5ª vitória na classe SP3T para a equipe Subaru STI.
2018
Subaru XV e-BOXER
Lançamento da versão aprimorada do Subaru XV, apelidada de “Advance” e com o mecanismo e-BOXER. Desenvolvido com o conceito de “Fun Adventure”, o modelo possui um design urbano sofisticado, com a versatilidade de um SUV e a segurança de um líder de classe. O Subaru XV e-BOXER conta com motor elétrico para uma aceleração suave e ágil, maior desempenho e dirigibilidade.
2019
Subaru WRX STI S209
A Subaru apresenta a versão limitada do WRX STI S209 nos Estados Unidos, o mais poderoso modelo com selo STI. Introduzido como parte da iniciativa da marca de aprimorar os modelos esportivos, essa versão conta com o motor turbo EJ257 ajustado para fornecer ainda mais potência e desempenho, com uma potência de 341 cavalos, a maior já vista nos modelos STI.
2019
Subaru Legacy 2020 (7ª geração)
A Subaru lançou a 7ª geração do sedan Legacy 2020 no Chicago Auto Show. Marcando 30 anos da sua estreia, a nova versão do principal sedan da marca conta com motor boxer de 2.4 litros, que fornece maior desempenho. O modelo também oferece mais segurança com a tecnologia EyeSight, interior refinado e inovador, com nova central multimídia de 11,6 polegadas no formato de tablet, e exterior elegante e arrojado.
2019
Subaru Viziv Adrenaline Concept
Em março de 2019, a Subaru Corporation apresentou o Subaru VIZIV Adrenaline Concept no 89º Salão Internacional do Automóvel de Genebra. Esse é o primeiro veículo conceitual projetado sob a nova filosofia de design “Bolder” da marca. Ele apresenta um design de teto exclusivo, que reforça e protege a carroceria, e rodas com detalhes em branco.
2019
Subaru WRX STI obtém o melhor tempo em Nürburgring
O Subaru WRX STI NBR Challenge 2019 venceu mais uma vez a classe SP3T da corrida de 24 horas em Nürburgring, na Alemanha. Foi a segunda vitória consecutiva na classe e o sexto título na corrida pelo Subaru WRX STI. A conquista é prova de que o modelo é capaz de exercer totalmente o seu desempenho em circuitos como Nürburgring, uma das pistas mais desafiadoras do mundo.
2019
Nova parceria entre Subaru e Toyota
Em 2019, surgiu um novo acordo entre a Subaru e a Toyota: a aliança de negócios e capital, para fortalecer ainda mais essa parceria de anos e desenvolver carros cada vez melhores. As empresas decidiram criar uma plataforma dedicada aos veículos elétricos à bateria (BEV) e desenvolver em conjunto um modelo BEV. Com o acordo, a Toyota aumentará sua participação na Subaru e a Subaru adquirirá ações da Toyota.
2020
Subaru Levorg Prototype STI Sport
Em janeiro de 2020, a Subaru apresentou o novo Subaru Levorg Prototype STI Sport no Salão do Automóvel de Tóquio. Pela primeira vez na Subaru, ele apresenta amortecedores controlados eletronicamente e possui o sistema “Drive Mode Select”, que permite ao motorista selecionar as características de direção com apenas um toque, controlando as configurações da unidade de potência, direção, amortecedores e sistema AWD.
2020
Subaru Bell 412EPX pela primeira vez no Singapore Airshow
Em fevereiro de 2020, a Subaru exibiu pela primeira vez o Subaru Bell 412EPX no Singapore Airshow 2020, o maior show aéreo internacional. O helicóptero terá a caixa de engrenagens do rotor principal aprimorada, maior peso bruto máximo interno e saída de torque do mastro aperfeiçoada para oferecer a capacidade de transportar mais suprimentos e obter melhores condições operacionais.
PRÊMIOS & CERTIFICAÇÕES
2019
Subaru Brasil: Institucional Subaru CAOA atinge grau máximo de resoluções de reclamações no site Reclame Aqui. Critério últimos 12 meses.
2017
Subaru Brasil: Forester XT eleita pelo terceiro ano consecutivo a Compra do Ano na categoria SUV Médio pela revista Motor Show; Forester Sport fica em segundo lugar.
2016
Subaru Brasil: Forester XT eleita a Compra do Ano 2016 na categoria Crossover Premium pela revista Motor Show.
2016
Subaru USA: Outback selecionado pelo Kelley Blue Book como um dos 16 Melhores Carros de Família de 2016.
2015
Subaru Brasil: Forester XT eleita a Compra do Ano 2015 na categoria Crossover Premium pela revista Motor Show.
2015
Subaru USA: Subaru eleita como marca de melhor valor de revenda em 2016 pelo Kelley Blue Book - Best Resale Value
2015
Subaru USA: Subaru XV Crosstrek eleito o melhor SUV subcompacto no Cars.com Challenge.
2015
Subaru Canadá: Subaru Outback Eleito a Melhor Compra pelo sétimo ano consecutivo. Best Buy
2015
Subaru Canadá: AJAC elege o Subaru Legacy como Carro do Ano de 2015.
2015
Subaru Canadá: Subaru Outback Eleito vencedor do Canadian Black Book pelo sexto ano consecutivo.
2015
Subaru Canadá: ALG elege Subaru como Melhor Marca com cinco prêmios.
2015
Subaru USA: Impreza 2015 (MY) com classificação 2015 TOP SAFETY PICK+ pela IIHS (Insurance Institute for Highway Safety).
2015
WRX 2015 (MY) com classificação máxima de segurança pela ANCAP (Australasian New Car Assessment Program) - 5 estrelas.
2015
Subaru USA: Legacy 2015 (MY) com classificação 2015 TOP SAFETY PICK+ pela IIHS (Insurance Institute for Highway Safety).
2015
Subaru USA: WRX / WRX STI 2015 (MY) com classificação 2015 TOP SAFETY PICK+ pela IIHS (Insurance Institute for Highway Safety).
2015
Subaru USA: Outback 2015 (MY) com classificação 2015 TOP SAFETY PICK+ pela IIHS (Insurance Institute for Highway Safety).
2015
Outback 2015 (MY) com classificação máxima de segurança pela ANCAP (Australasian New Car Assessment Program) - 5 estrelas.
2015
Outback 2015 (MY) com classificação máxima de segurança pela JNCAP (Japan New Car Assessment Program) - 5
2015
Subaru USA: Forester 2015 (MY) com classificação máxima de segurança pela NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration) - 5 estrelas.
2015
Outback 2015 (MY) com classificação máxima de segurança pela Euro NCAP - 5 estrelas.
2015
WRX 2015 (MY) com classificação máxima de segurança pela JNCAP (Japan New Car Assessment Program) - 5
2015
Legacy 2015 (MY) com classificação máxima de segurança pela JNCAP (Japan New Car Assessment Program) - 5
2015
Forester 2015 (MY) com classificação máxima de segurança pela JNCAP (Japan New Car Assessment Program) - 5
2015
Subaru USA: Subaru BRZ 2015 (MY) com classificação 2015 TOP SAFETY PICK+ pela IIHS (Insurance Institute for Highway Safety).
2015
Liberty (Legacy) 2015 (MY) com classificação máxima de segurança pela ANCAP (Australasian New Car Assessment Program) - 5 estrelas.
2014
Subaru Canadá: AJAC elege o Subaru Legacy como Melhor Carro de Família 2015 - Best New Family Car Under $30K.
2014
Subaru Canadá: AJAC elege a Subaru Outback como Melho SUV de 2015 - Best New SUV Under $35K.
2014
Subaru Austrália: WRX Eleito o Carro Esportivo do Ano - NZ Sports Car of the Year.
2014
Subaru Austrália: Forester Mantém o título de Melhor Carro - Australia's Best Cars Status.
2014
Subaru USA: Subaru recebe três prêmios no ALG Residual Value Awards 2015.
2014
Subaru USA: Subaru Legacy Eleito "Best Car to Buy 2015" pela The Car Connection.
2014
Subaru Canadá: Subaru recebe dois prêmios no ALG Canadian Residual Value Awards 2014.
2014
Subaru Canadá: Subaru Outback Eleito vencedor do Canadian Black Book pelo quinto ano consecutivo.
2014
Subaru USA: Impreza 2014 (MY) com classificação máxima de segurança pela NHTSA (National Highway Traffic Safety
2014
Subaru USA: Subaru XV 2014 (MY) com classificação máxima de segurança pela NHTSA (National Highway Traffic Safety
2013
Forester 2013 (MY) com classificação máxima de segurança pela Euro NCAP - 5 estrelas.
2013
Forester 2013 (MY) com classificação máxima de segurança pela ANCAP (Australasian New Car Assessment Program) - 5 estrelas.
2012
Subaru BRZ 2012 (MY) com classificação máxima de segurança pela ANCAP (Australasian New Car Assessment Program) - 5 estrelas.
2012
Subaru XV 2012 (MY) com classificação máxima de segurança pela ANCAP (Australasian New Car Assessment Program) - 5 estrelas.
2012
Subaru XV 2012 (MY) com classificação máxima de segurança pela Euro NCAP - 5 estrelas.
2012 ..
Impreza 2012 (MY) com classificação máxima de segurança pela ANCAP (Australasian New Car Assessment Program) - 5 estrelas.